Hora Prima
  • Twitter
  • Instagram
  • Facebook
17.8.15   Crônicas sem castigo

Saturno retrógrado


A crise que desnorteia a nação parece fadada a se arrastar até o fim do governo, dos tempos, ou da milésima fase da Operação Lava Jato, mas tem data para acabar. Sim, também custei a crer que enquanto os amantes do poder confabulam, os oráculos mandaram circular no calendário o dia 17 do mês de setembro. Tirem os céticos da sala: há uma explicação cósmica. A resposta, tal como numa profecia do bávaro W. G. Sebald, está nos anéis de Saturno.

Não creio em bruxas, mas tropecei nos astros. Tenho amigas versadas nas ciências ocultas. Nenhuma vê auras ou usa bata, sandália de couro e brinco de mandala ao mesmo tempo. Brinco de mandala, jamais. Elas me convenceram a dar uma olhada pelo telescópio. E o céu se abriu quando entendi que Saturno estava se movendo para trás. A princípio é algo inconcebível para ignorantes em astrologia, categoria na qual há 15 minutos eu me enquadrava. É um movimento aparente, que a relatividade explica para mentes cartesianas. Como um carro que é ultrapassado e se distancia, observando da Terra os planetas que giram noutras velocidades em torno do Sol parecem recuar.

Os astrólogos deixam a ciranda planetária mais divertida. Quando um planeta fica retrógrado, questões ligadas a ele empacam ou saem dos trilhos. Saturno manda corrigir erros do passado. E apresenta a fatura. Por séculos foi ligado à melancolia, mas agora o desemprego e a retração da indústria entram na conta. Os desastres com os aviões da Malásia? Bem no início e no fim de Saturno retrógrado ano passado. Guerra civil na Ucrânia? Culpa de Saturno.

Como astrologia pouca é disparate, isso é meia explicação. A completa soa como uma praga dos quintos dos infernos: Saturno retrógrado em Escorpião. É o jargão astrológico para descrever o alinhamento em marcha ré com a constelação, que não ganhou esse nome porque o bichinho é inofensivo. Secas no Egito Antigo? Culpa de Escorpião.

Saturno sempre teve uma postura meio retrógrada mesmo: leva quase 30 anos para completar uma volta no Sol. Na última vez que esteve alinhado a Escorpião, houve apenas a explosão da epidemia de aids. É, ainda estamos em vantagem.

Saturno escapa das garras astrais na data indicada em setembro, e só volta em 2042. Poderemos dormir tranquilos? Melhor deixar um olho aberto. Acontecimentos súbitos e imprevisíveis ocorrem quando Urano fica retrógrado. Começou em julho e vai até 26 de dezembro. Enquanto houver crise, os astros continuarão a explicar.

Comente:

Assinar: Postar comentários ( Atom )

Sobre

Um blogue não é mais uma blague. De agora em diante é uma página assombrada, uma ilusão encontrada, um roteiro de um filme para sempre, um guia útil para uma vida fútil, uma antologia ou mitologia pessoal, uma miscelânea pouco original, uma autoentrevista, um manual passo-a-passo de uma dança imóvel, um mistério a mais no mundo, um papel avulso, uma estranha obsessão, um crime sem castigo, uma adivinhação, um pássaro de uma perna só que foi ciscar e caiu, um suspiro, um minuto de silêncio.

QUEM FAZ

QUEM FAZ
Vitor Pamplona nasceu em Barreiras, interior da Bahia, em 1981. Em Salvador, fez faculdade de direito, mas formou-se em jornalismo. Vive em São Paulo.

Tags

  • Crônicas sem castigo
  • Estranhas citações
  • Ficções avulsas
  • Filmes para sempre
  • Foto-mistério
  • Ilusões políticas
  • Notas musicais
  • Páginas assombradas
  • Sem mais por ora

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Template by Templateism | Templatelib